News

Incubadora de Barueri estuda implementar comunidade de aprendizagem OnLine

Representantes da incubadora de Barueri (InovAção), que conta com o suporte da Softex, inicia relacionamento com o gestor da plataforma Endonet, Josué de Menezes. A motivação inicial é avaliar as funcionalidades da comunidade para validar aplicação na dinamização de ecossistema de inovação da cidade.

“Manter os atores de inovação do município em um único ambiente favorece conexões e gera resultados efetivos em várias áreas de interesse”, avalia Luciano Assis, mentor de inovação da Softex, que atende as startups incubadas em Barueri, dentre as quais, Bairros Inteligentes.

Da forma como está configurada, a EndoNet, favorece a gestão da inovação, justamente por integrar ferramentas de comunicação (social), gestão de projetos e EAD. “Considerando que o processo de inovação é transversal ao organograma funcional das empresas, sejam públicas ou privadas, o ambiente de rede social, favorece a aceleração de processos”, avalia Menezes.

Com essa leitura acredita-se que as empresas de base tecnológica com presença na cidade, possam ter representantes presentes em projetos específicos de impacto social, sejam educacionais ou de desenvolvimento de soluções tecnológicas relacionados à cidade inteligente, por exemplo, usando a Endonet como ponto de convergência.

Imagine que representantes de empresas de base tecnológica do município possam interagir com um calendário de iniciativas que a gestão pública esteja interessada em solucionar. Neste momento é possível formar grupos de trabalhos e até mesmo organizar fóruns.

Também é possível atrair para os projetos estudantes que tenham interesse em contribuir com atividades. Essa é uma boa estratégia para que possam ser observados para futuras contratações.

As ferramentas de gestão de projetos e EAD,podem ser disponibilizadas com níveis de acesso, ou seja, é possível que os usuários interajam em áreas específicas no site.

Luciano Assis é mentor da incubadora de Barueri

As aplicações práticas que a Endonet oferece são abrangentes, mas estão condicionadas a um estudo preliminar para que a efetividade do projeto alcance resultados.

É justamente esse o ponto que nos encontramos: “Estamos desenhando o escopo, envolvendo atores do poder público e alguns especialistas convidados”, explica Assis.

“A modelagem é muito comum em projetos de inovação. Já estamos desenhando esta ação no ambiente da Endonet”, pontua Josué de Menezes, gestor Netweaver, especializado em gerenciamento de comunidades e universidade corporativa ligada às demandas de Bairros Inteligentes e Transformação Digital, atendendo empresas júnior de engenharia e geografa da USP e UNESP Rio Claro, respectivamente

Gestor Netweaver

Você pode estar se perguntando, afinal, o que é Gestor Netweaver. A tradução é simples: Net = rede, Weaver = tecelão. Tecelão de Rede Social é justamente a função de criar estratégias para ativar uma comunidade, gerando valor e articulando ações de engajamento.

A startup Bairros Inteligentes, incubada em Barueri, é uma das aplicações práticas do papel de Gestor Netweaver, ou seja, promover estratégias para engajar comunidades locais em torno e projetos de sustentabilidade.

A iniciativa em usar a plataforma Endonet, no caso específico da startup Bairros Inteligentes, é envolver mais profissionais para definir o escopo do projeto, assim como quais indicadores serão avaliados, seja com ênfase na educação ou no fomento econômico, eficiência na gestão pública, planejamento urbano, dentre outros.

Sempre é bom definir com precisão alguns indicadores para que as estratégias de comunicação sejam efetivas e as dinâmicas de relacionamento construídas com atividades que motivem os usuários da plataforma  interagir.

“É possível usar ferramentas de jogos e metodologias ágeis, a exemplo do “future thinking e design thinking”, mas esses recursos são utilizados mediante a definição do escopo”, sinaliza Menezes.

“O primeiro passo já foi dado. Agora estamos adequando as ferramentas ao desenho do escopo, como um primeiro exercício para que possamos criar um calendário de atividades”, avalia Assis.

Arquitetura da Comunidade

Para recepcionar os incubados em Barueri, Luciano criou um grupo (Incubadora Barueri). Nesse grupo as atividades de gestão dos incubados serão documentadas.

Outra possibilidade interessante é disponibilizar os parceiros em um diretório de busca. Mas para que essas funções sejam implementadas é necessário desenhar a política de uso da plataforma. É nesse estágio que o projeto está. Aí sim poderá ser apresentado para os intervenientes (stakeholders).

“O ganho de performance com uma universidade de inovação é fantástico, considerando que a rede de relacionamento é horizontalizada”, avalia Assis.

A boa notícia é que a Endonet, em parceria com as startups Bairros Inteligentes e Mercados do Futuro, está oferecendo bolsas para formação de Gestores de Bairros Inteligentes e Gestores de Universidade Corporativas, duas profissões que prometem dar vida às cidades inteligentes.

As parcerias com startups e empresas que já estão presentes na comunidade Endonet serão disponibilizadas ao projeto de Barueri à medida que os acordos sejam desenhados.

Um dos exemplos é o Grupo Brasil Itália, que disponibiliza soluções de startups italianas, além de favorecer a transferência de boas práticas do Brasil para a Itália. “Trabalhamos com mão dupla. O importante é criar pontos e conectar Brasil Itália”, reforça Adriana Trentin.

Adriana está acompanhando de perto o movimento da Enel, Leonardo do Brasil e TIM Brasil, três das mais importantes empresas italians no Brasil, que assinaram Memorando de Entendimento para atender demandas integradas nos setores de energia, conectividade e segurança cibernética.

O memorando firma o compromisso das empresas em oferecer soluções conjuntas para um modelo integrado de cidades inteligentes, seguras e resilientes, adaptadas às necessidades indiviudais das realidades às qualis devem ser aplicadas..

A primeira experiência está em andamento no Município de Maricá, transfomando a cidade em um “laboratório vivo”.

“Estou acompanhando de perto a startup Bairros Inteligentes. Assim que tivermos um município interessado em aprofundar estudos, teremos um terreno fértil para aproximar atores de grande porte, fazendo o link com o movimento italiano no Brasil.

 

 

 

 

 

0

JOSUE DE MENEZES


Um comentário

Deixe uma resposta

×
X